quarta-feira, novembro 30, 2011

Sem essa de "melhor amiga" de novo


Por Nathalia Moraes

   Sabe o que me encomoda? Mulher que tem uma "melhor amiga" por semana. Tudo bem vocês saírem para balada juntas, descobrirem que adoram a mesma música e o mesmo batom, até chorar as mágoas pelas paixões mal resolvidas depois de umas doses de vodka, mas até aí, achar que ela é sua melhor amiga, ah não!
   Na verdade eu acho essa história de BFF (Best Friend Forever) adelescente demais para mim. Amizade, assim como amor anda sendo praticada de uma maneira um tanto quanto estranha aos meus olhos. E sinceramente, tem me irritado bastante.
   Não sei, mas talvez seja porque amizade é sagrada demais pra mim, tá quase na mesma linha da família, sabe? Na verdade algumas estão mais dentro que os próprios parentes de sangue, e é aí que tá.
   Para ser de verdade não é necessário ser amiga de anos, nem ter dividido todos os momentos da sua vida, não é questão de tempo (apesar de valorizar ao extremo amiga de infância, já que é bem mais difícil cultivar uma amizade, do que fazer novas), nem de pequenas afinidades. Vai tão mais além.
   Aí a fulana vem e me diz: "-Eu achando que ela era super minha melhor amiga, e o que ela fez? Nossa tô decepcionada!" Nossa! É mesmo? Ah por favor, né minha querida?! Amizade não é isso aí, não. Faz o seguinte, fecha os olhos e imagina seu casamento. Pronto? Agora me diz, quem era a madrinha sorrindo com lágrima nos olhos? Entendeu agora a diferença? Você não abriria mão jamais da sua melhor amiga no altar do seu casamento para ela entender seu olhar quando você estiver pensando: "Amiga, desencalhei!".
    Eu tô falando de amizade, de parceiria, de sintonia que arrepia, de olhos que se entendem e conversam, de companhia para qualquer situação, de dores abdominais depois de uma tarde juntas. Tô falando de quem abre sua geladeira sem pedir, de quem faz da sua casa a casa dela, de quem ama a sua família, de quem vai ser o primeiro a te dar uma bronca quando você fizer uma burrada, de quem fala a verdade, o que você precisa ouvir de fato, não poupa palavras para abrir seus olhos, te colocar de volta no chão e é a mesma que vai viajar com você em qualquer idéia feliz e maluca. Vocês estão unidas por lágrimas... se não for de emoção, será de tanto rir.
   Agora, sabe o que me encomoda mais? Mulher que abandona amiga porque começou a namorar. Como assim? Sua amiga aguentou seus anos de reclamações de solteirisse, seus choros por amores não correspondidos, foi para as baladas que ela sempre odiou só para te acompanhar, pegou o amigo feio só para você se dar bem, e agora que você se apaixonou e finalmente deu certo, ela simplesmente é deixada de lado. Não pode, não dá, tá proibido!
   Amiga de verdade consegue dividir todos as fases da vida com a outra sem nem se preocupar, é automático, mesmo que não se vejam sempre, ou não consigam se falar o quanto queriam, não têm dúvidas de que serão sempre amigas. Se importam uma com a outra, querem o bem, sempre lembram de alguma história e morrem de rir louca para contar para a outra, e quando estão sofrendo queriam muito que a outra estivesse por perto, e se estiver com certeza vai te dar um puxão de orelha, seguido de um abraço, e um porre ou uma boa panela de brigadeiro.
   Não interessa se é uma, dua, três... não tem limite, sorte dos que têm muitos, mas mais sorte ainda daqueles que conseguem escolher um entre todos. Amigos são especiais e indispensáveis, e eu não abro mão por homem, distância ou crise nenhuma. É essencial que eu tenha dentro de mim essa sensação de não estar sozinha nesse mundo, de ter realmente com quem contar nesse tempo doido cheio de promessas furadas, de amizades de porta de balada, desse troca-troca desenfreado de melhores amigas, de para sempre que acabam amanhã. 
   Ter amigo é conseguir sorrir diante de qualquer problema, é ser você, sem máscaras, sem vergonha, é ter alguém para dividir seus medos, seus dramas, suas loucuras, suas crises de carência, de depressão e as deliciosas crises de riso. Ter amigo é ter sorte. E se você tiver muita sorte, é poder ver fotos de muitos anos atrás e notar que tem alguém ali do seu lado, e que continuam no mesmo lugar nas fotos de hoje. 
    
      
    
  
   


2 comentários:

  1. amei o post... passaram, várias amigas pela minha cabeça... LINDO, LINDO, LINDO... s2

    ResponderExcluir
  2. Nós sabemos quem são as de verdade, né?

    ResponderExcluir