segunda-feira, outubro 10, 2011

Relacionamentos x Rótulos


"Eu quero a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida", Cazuza sabia me definir como ninguém.
  Um amor assim, tranquilo e com sabor de fruta mordida. É isso que eu quero que esteja escrito no rótulo da nossa história.
  E você, já escolheu qual será o rótulo da sua próxima relação? Porque é assim, ou você namora, ou é casado, ou separado, ou são amigos, ou vivem uma amizade-colorida, e agora tem também os que ficam, saem, se pegam as vezes, entre outros que eu não sei para que servem. Enrotulamo-nos como produtos de mercado, cada um na sua prateleira, e qualquer coisa fora dessa ordem pode ser questionada.
  Mas o que vale mais?
  É o título de namorada, ou o jeito apaixonado como ele te olha na sexta a noite quando se encontram depois de uma semana puxada? Vale mais que as tardes de domingo com camiseta suja de sorvete que escorreu no meio daquele beijo? É realmente mais especial que aquela noite incrível de sexo que vocês tiveram ontem? Importa mais que ter alguém pra ligar quando alguma coisa muito ruim ou muito boa aconteceu com você? É mais interessante que o filme que vocês tentaram ver pela décima vez, mas acabaram dormindo agarrados no sofá? Tem mais valor que uma ligação dele no meio do seu dia tedioso, só pra um oi?

  Tem certeza que você trocaria tudo isso pra enfrentar um desses namoro-de-verdade que você tanto deseja? Daqueles com brigas no meio da festa porque você disse oi pro seu ex, com direito aquelas fuçadas desconfiadas no seu celular enquanto você toma banho, e também aquele aniversário da sua melhor amiga que você não foi porque ele não gosta que você saia sozinha. Afinal, vocês namoram, né?!
O que interessa mesmo é atualizar o status da rede social pra "namorando". (Por que? Pra quem?)
  Isso não te faz mais importante na vida de ninguém, pelo contrário, pode gerar uma obrigatoriedade que antes não existia. Não é mais gostoso alguém que prefira uma noite de amor com você por querer de verdade, do que alguém que tá no almoço de domingo da sua família, mas com vontade de estar vendo futebol com os amigos?
  Não, não tô falando pra se tornar apenas um sexo casual, em um dia desinteressante dele, com saídas apressadas, pegações extras, e falta de respeito... tô falando daqueles minutos que nenhum dos dois estão se importando em perder pra ficar de conchinha na cama, enrolando pra levantar, sem pressa, curtindo a presença do outro ao seu lado, tô falando daquela quarta-feira que vocês conseguiram se encontrar depois do trabalho porque já não estavam mais aguentando de vontade de ficar junto, tô falando daquele hot-dog que vocês passaram pra comer depois de curtirem uma noite inusitada naquela festa. Você lembra como é mesmo depois desse tempo de namoro sério e careta e quadrado? Ah! Não parece ser bem mais gostoso que aquela noite que você inventou uma dor de cabeça e acabaram dormindo um de bunda pro outro?
  Namoros, casamentos ou o nome que se queira dar, não torna niguém dono de ninguém, não é porque vocês estão namorando que ele é seu, e que ele não pode te deixar em casa, dizer que vai dormir, e encontrar aquela amiga do trabalho que você odeia. Ninguém é de ninguém, somos de nós mesmos, pessoas inteiras que acrescentam na vida de outras pessoas inteiras, e não metades que se completam.

  Enquanto títulos e rótulos forem mais importantes que a relação em si, não seremos livres pra amar, sem pressão, cobranças e chatiações desnacessárias.
  Prefira estar com alguém porque você gosta de estar, prefira estar com alguém que pode não ser o mais perfeito do mundo, mas te faz rir em situações que sozinha você perderia o chão. Prefira estar com alguém que te beije com vontade, que ainda te beije, que não tenha se transformado em apenas seu amigo, alguém que ainda te deseje como antes, e te chame de gostosa porque é o que ele realmente acha. Prefira alguém que você realmente goste de conversar, que ainda consegue te surpreender com coisas simples, alguém que quebre sua rotina, e não te coloque em uma. Prefira alguém que prefira você, mesmo que não seja em tempo integral, alguém que torne os momentos que vocês conseguem estar juntos os mais deliciosos.
  Chega de algemas disfarçadas de alianças, ou contratos assinados, isso não prova nada, não te proteje de nada. Por relações com mais beijos e menos cobranças.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário